Grupo RBS anuncia novidades em GZH, Zero Hora e Rádio Gaúcha

Portal terá layout renovado, investimento em streaming, reformulação de marca e estreia de nova edição impressa

Grupo RBS amplia evoluções nas grades - Crédito: Felipe Ramalho

O Grupo RBS expande a atuação do Jornalismo e do Esporte para os conteúdos digitais, a partir de três marcas de referência para o conglomerado midiático. Isso porque se entendeu que o momento atual é de um maior consumo de notícias no Rio Grande do Sul, onde há crescimento expressivo na busca de conteúdos on-line. Por isso, aposta na evolução de alguns produtos como, por exemplo, o de GZH. O portal terá o layout renovado, para consolidar a experiência do usuário, com investimento em streaming e protagonismo para Rádio Gaúcha e Zero Hora, que também reformula sua marca, além de apresentar uma nova edição impressa.

Na virada desta sexta-feira, 21, para o sábado, 22, GZH apresentará evoluções no portal, assim como no aplicativo, com um novo design e ampliação do portfólio de streaming. O canal voltado ao Jornalismo e Esporte da RBS no digital  terá na home a presença reforçada das marcas Zero Hora e Rádio Gaúcha. Para consolidar este momento de reconstrução do Estado, o logo de GZH terá uma mudança temporária de cor, assumindo o verde, vermelho e amarelo da bandeira, a fim de simbolizar a força dos gaúchos.

De acordo com Nelson Sirotsky, publisher e membro do Conselho da RBS, neste momento tão desafiante para todos, eles acreditam fortemente no mercado gaúcho e na capacidade de mobilização e realização. "Estamos fortalecendo as marcas GZH, Zero Hora e Gaúcha, apostando na força do digital e na convergência dos meios em um trabalho contínuo de renovação e de conexão com os nossos públicos", afirma.

Reformulações

Na home de GZH, o logo de Zero Hora ganhará destaque para a cobertura das notícias em tempo real, reportagem, opinião, com maior interatividade e formatos multimídia em novidades, como o programa em streaming 'Conversas Cruzadas'. A Gaúcha também ganha protagonismo no digital com novos produtos em áudio e vídeo, como cortes de programas, podcasts e videocasts. Das 5h às 22h, diariamente, será possível assistir à Gaúcha em vídeo, ao vivo. 

E com o objetivo de "trazer aos gaúchos o que há de mais contemporâneo em Comunicação", o projeto contou com a consultoria da Tric Media, empresa espanhola especializada na transformação digital de meios jornalísticos. "Tudo para estar ainda mais conectado e próximo do público", como destaca a diretora-executiva de Jornalismo e Esporte, Marta Gleich. "Com as mudanças, esperamos atender de uma forma ainda melhor ao público, inclusive com mais possibilidades de conexão em diferentes formatos e horários."

No sábado, 22, estreia uma Zero Hora impressa reformulada em uma edição especial com foco na reconstrução do Estado e apoio de mais de 60 parceiros comerciais. Com design renovado e a curadoria das notícias e assuntos mais importantes do momento, o jornal terá um formato mais funcional e melhor organização do fluxo de leitura, contando com nove novos colunistas, como Andressa Xavier, Antônio Carlos Macedo, Isabel Marchezan, Jocimar Farina , Kelly Matos, Léo Saballa Jr., Luciano Potter, Marco Matos e Paulo Germano.

Logo de Zero Hora

Essa renovação marcará também a estreia da nova logomarca de ZH. A sétima logo em 60 anos de história, completados em maio, trará Zero Hora escrito por extenso com pequenas personalizações na letra Z para levar movimento e modernidade, enquanto a haste horizontal do H foi levemente rebaixada para dar sensação de estabilidade.  

Essas mudanças buscam transmitir a percepção de dinamismo, confiança e credibilidade, que também estão no novo posicionamento de marca, criado pela agência Escala. O conceito 'Zero Hora. O teu mundo, de fato' tem o objetivo de traduzir uma marca de jornalismo contundente, relevante e essencial para o público gaúcho, ao mesmo tempo ágil, contemporânea e pronta para evoluir junto com os consumidores e clientes.

Conforme Claudio Toigo, CEO do Grupo RBS, a empresa está apostando na renovação e na perpetuidade de três marcas de referência para os gaúchos, além de reafirmar a sustentabilidade da atividade jornalística profissional e seu papel essencial para a sociedade, amparado no compromisso com a verdade e a pluralidade de vozes e pontos de vista. "Com olhar voltado ao futuro, queremos seguir avançando junto com nosso Estado, atentos às tendências em comunicação e sempre buscando a evolução constante para oferecer a melhor experiência para nossos públicos", destaca.  

Visual renovado

Com novo layout e uma melhor experiência para o público, o portal reunirá o Jornalismo e o Esporte de Zero Hora e Gaúcha, além das páginas de Clube do Assinante, Donna, GZH Passo Fundo, Pioneiro e Destemperados, que também ganham visual renovado. A mudança marca a ampliação de conteúdos nativos digitais, as transmissões ao vivo e totaliza 71 colunistas.

Com nova logomarca destacada na capa de GZH, Zero Hora será a marca de referência para notícias do dia, reportagens, opinião, análise, acompanhamento de informações ao vivo e streamings de vídeo. Com player da rádio Gaúcha fixo e mais visível ao longo da navegação, a rádio passa a contar com uma página própria no digital.

Novidades de Zero Hora impressa

Para ajudar o público a hierarquizar a leitura, a Zero Hora impressa começa com assuntos de hard news, como política e economia, encerrando com temas mais leves, como cultura e comportamento. No final de semana, a edição contará com cinco cadernos: o primeiro com noticiário geral, opinião e esporte; ZH2, que reúne Cultura e comportamento; Destemperados; Donna e Vida. No total, serão 37 colunistas.

Este time ganha reforço de novos nomes com atuação destacada no Grupo RBS. De segunda a sexta-feira: Kelly Matos, na segunda; Léo Saballa, na terça; Antônio Carlos Macedo, na quarta; Tulio Milman, quinta; e Paulo Germano, sexta. Eles se revezam semanalmente na coluna Direto da Redação com análises e opiniões sobre temas da atualidade. 

Aos finais de semana, Andressa Xavier terá espaços de análise e opinião. Ainda, Luciano Potter e Marco Matos, que são novos colunistas, e Cláudia Laitano, Nílson Souza e Mário Corso se revezam com crônicas semanais. Já Isabel Marchezan reunirá as notícias que mais repercutem no ambiente digital.

Comentários