Coletiva.net estará no julgamento do caso da boate Kiss

Equipes do portal e da Coletiva.rádio acompanharão em tempo real a movimentação da imprensa no Foro Central

Júri começa dentro de dois dias - Divulgação

Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, pela primeira vez em ação conjunta, Coletiva.net e Coletiva.rádio preparam uma cobertura especial e local, voltada ao olhar dos jornalistas sobre o julgamento do caso da boate Kiss. Todas as atenções estarão voltadas ao Foro Central de Porto Alegre. É neste espaço que começará a ser decidido o futuro dos quatro réus, indiciados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) de serem os responsáveis pelo incêndio, que matou 242 pessoas e feriu 680. As equipes do portal e da rádio acompanharão a movimentação de repórteres de rádio, TVs, jornais e sites, que cobrirão o júri. São mais de 40 veículos, gaúchos e de todo o Brasil credenciados.

"Será uma cobertura especial, a exemplo do que fizemos quando do julgamento do ex-presidente Lula na Capital. Ou seja, nosso objetivo não é o júri em si, já que esse olhar estará em todos os veículos, mas mostrar como a imprensa aborda o caso e como é para os jornalistas participar de algo tão histórico", explicou a publisher do Coletiva.net, Márcia Christofoli. A jornalista estará no Foro Central ao lado de Patrícia Lapuente, editora do portal, que produzirá os conteúdos para a rádio. 

Também na coordenação da iniciativa, Rafael Cechin, da Exponencial, diz que "esse é um passo fundamental na evolução do nosso projeto. Temos ótima música, informações que são consumidas por leitores há mais de duas décadas, programete e, agora, uma cobertura traz um novo e relevante tipo de conteúdo ao nosso público."

Cobertura especial

Coletiva.net produziu reportagens voltadas para o caso da maior tragédia dos últimos tempos no Rio Grande do Sul e também uma live, na qual participaram profissionais da imprensa, de diferentes veículos. Foram eles o repórter do Correio do Povo Danton Júnior; o correspondente do Jornal O Globo à época, Flávio Ilha; a jornalista do SBT-RS Gabriela Lerina, que estará no julgamento; e o então editor do jornal Zero Hora, em 2013, Nilson Vargas. Todo este conteúdo também está disponível na programação da Coletiva.rádio.

Neste mês, o portal acompanhou ainda os preparativos do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS) para o que já é considerado o maior júri de todos os tempos. A previsão é que ele se estenda por 15 dias. Cerca de 50 profissionais de imprensa tiveram a oportunidade de conhecer a sala do tribunal e as instalações reservadas aos jornalistas, além de conversar com o juiz responsável pelo caso, Orlando Faccini Neto, e o presidente do Conselho de Comunicação Social do TJRS, desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira. A equipe de Comunicação Social do TJ-RS fará uma cobertura multiplataforma do caso, com transmissão ao vivo pelo Youtube e pelas redes sociais. 

Comentários