Gaúchos dominam o ranking de '+ Premiados Jornalistas da História'

Natural de Ijuí, Eliane Brum ocupa o primeiro lugar

Eliane Brum ocupa o primeiro lugar - Crédito: Lilo Clareto

Consolidado pelo portal Jornalistas&Cia, o ranking de '+ Premiados Jornalistas da História' foi atualizado para incluir as premiações de 2022. Destaca-se na listagem a grande presença de gaúchos, que ocupam seis das 10 posições. Em primeiro lugar está Eliane Brum, natural de Ijuí, que repetiu o feito de 2021. Atrás dela está Míriam Leitão, da Globo, em segunda posição, e Cid Martins, da rádio Gaúcha, em terceira.

Apesar de levar a medalha de bronze da disputa - que é baseada em pontos, calculados de acordo com a abrangência do prêmio -, Cid segue com o maior número de troféus entre os profissionais, com 69. Em comparação, Eliane tem 35 e Míriam tem 38. Outros profissionais do Rio Grande do Sul que estão na lista são Caco Barcellos, em quinto lugar; Marcelo Canellas, em sétimo; Carlos Wagner, em oitavo; e Giovani Grizotti, em décimo.

Região Sul

Na disputa dos '+ Premiados Jornalistas do Ano - Região Sul' a vitória ficou com o paranaense Cléber Moletta, que também foi escolhido como o mais premiado de 2022 nacionalmente. Entre os nomes gaúchos que integram o ranking estão Alberi Neto, do Diário Gaúcho; Eduardo Matos, da rádio Gaúcha; Elias Monteiro, do jornal Independente; Guilherme Baumhardt, da rádio Guaíba; Jefferson Botega, da Zero Hora; e Jhully da Costa, de GZH.

Além disso, Jonathas Costa, do Correio do Povo; Juremir Machado, do Matinal; Letícia Fagundes, do Mulheres Jornalistas; Luysa Espinosa, da RBS TV; Pedro Petrucci, da rádio Gaúcha; e Renê Almeida, da agência Radioweb, também estão na lista. A relação completa de premiados, com os detalhes da metodologia empregada, pode ser conferida neste link.

Comentários