Notícias

Veículos se preparam para cobertura das festividades de Carnaval

Reportagem de Coletiva.net conversou com emissoras e jornais gaúchos para saber como cada um acompanhará os eventos

Dizem que, no Brasil, o ano só começa depois do Carnaval. Contudo, os veículos de Comunicação gaúchos já estão a todo vapor nos ajustes finais para a cobertura das festividades. Em Porto Alegre, os eventos carnavalescos, como festas e bloquinhos, já iniciaram e a previsão é que se intensifiquem entre sábado, 18, e domingo, 19, e ao longo da próxima semana.

Além disso, em 3 e 4 de março acontecem os desfiles das escolas de samba da Capital no Complexo Cultural do Porto Seco (Rua Hermes de Souza, s/n – bairro Rubem Berta), que contarão com transmissão oficial da Cubo Filmes, por meio da plataforma de streaming Cubo Play. E, para saber como a imprensa acompanhará a todos esses eventos, a reportagem de Coletiva.net procurou veículos de Comunicação gaúchos. A seguir, confira o que cada um prepara para o Carnaval de 2023:

FM Cultura e TVE 

A FM Cultura segue com a programação normal e não cobrirá o Carnaval. Já a TVE transmitirá os desfiles das escolas de Samba no Porto Seco em parceria com a Cubo Play, que tem os direitos de transmissão da festividade de Porto Alegre. A veiculação será nacional, visto que a TV Brasil incluirá a programação daqui na sua grade. 

Grupo Bandeirantes

O Grupo Bandeirantes no Rio Grande do Sul estará conectado em rede nacional ao ‘Band Folia’ e levará para o resto do Brasil flashes ao vivo das festas em Porto Alegre. Sem transmitir o desfile da Capital, porém, a passagem das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo será acompanhada na rádio.

Band TV:

A Band TV se junta em rede nacional ao ‘Band Folia’, que destacará o Carnaval pelo Brasil. No Rio Grande do Sul, a emissora mostrará a movimentação das escolas de samba de Porto Alegre no ‘Boa Tarde Rio Grande’, apresentado por Alexandre Mota. Já o ‘Band Cidade’ focará na prestação de serviços.

BandNews FM:

A rádio transmitirá os desfiles de Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo, com boletins ao vivo do Rio Grande do Sul. Também haverá prestação de serviço.

Rádio Bandeirantes:

A emissora fará a cobertura da movimentação das festas, além de realizar a prestação de serviço do Carnaval e o monitoramento das rodovias da Capital e do Interior no feriado. Além disso, a programação estará alinhada com a nacional e lançará na rede flashes ao vivo e matérias especiais sobre o que estará acontecendo no Estado.

Grupo RBS

Apesar de não transmitir o desfile de Carnaval de Porto Alegre, o Grupo RBS preparou uma programação dedicada às festas. Além de uma série especial no ‘Jornal do Almoço’, outros veículos da empresa destacarão os blocos da Capital e do Litoral Norte, a movimentação nas rodovias e a prestação de serviço.

G1

O G1 RS traz o serviço do que abre e o que fecha no feriado e a programação dos principais blocos carnavalescos do Estado.

GZH

O portal dedica a cobertura aos blocos de Carnaval de Porto Alegre. Também serão destacadas as festas no Litoral Norte. O mesmo trabalho será realizado por Zero Hora.

Rádio Gaúcha

A rádio Gaúcha realizará entrevistas sobre o Carnaval e o acompanhamento de notícias factuais.

RBS TV

Desta sexta-feira, 17, até quarta-feira, 22, todos os telejornais da emissora repercutem as festas. Já na próxima terça-feira, 21, inicia-se uma série especial no ‘Jornal do Almoço’ sobre o Carnaval de Porto Alegre. A repórter Fernanda Carvalho conheceu e ouviu integrantes da nova e velha guarda das 10 escolas de samba da Série Ouro. E Mark B foi até os barracões e sedes para conferir os preparativos para o desfile.

Jornal do Comércio

Até o momento da publicação desta reportagem, o Jornal do Comércio não retornou aos questionamentos da equipe.

RDC TV

Até o fechamento desta matéria, a RDC TV não retornou os contatos da reportagem.

Rede Pampa

A Rede Pampa informou que nenhum de seus veículos – rádios, televisão e jornal – terá reportagens sobre o Carnaval.

Rede Record RS

Correio do Povo

A cobertura carnavalesca do Correio do Povo teve início na semana passada, com a publicação on-line do ‘Guia do Carnaval 2023’, que traz as programações confirmadas em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Em relação aos eventos da Capital, o cronograma se desdobra entre as atividades oferecidas por clubes e os bloquinhos de rua. Em março, o jornal também trará o serviço e a cobertura dos desfiles das escolas de samba no Porto Seco, assim como a apuração dos resultados. 

E, para quem não tem interesse nas festividades do Carnaval, mas quer aproveitar o feriado em outras atividades, a reportagem reuniu dicas culturais, gastronômicas, de filmes e séries para assistir em casa, estreias nos cinemas, além de exposições de artes e shows que acontecerão nos próximos dias. Todos esses conteúdos também serão consolidados na edição impressa.

Rádio Guaíba e TV Record

Até o momento da publicação desta reportagem, a rádio Guaíba e a TV Record não retornaram aos questionamentos da equipe.

SBT-RS

Com início na próxima segunda-feira, 20, o telejornal ‘SBT Rio Grande’, do SBT-RS, levará ao ar, a partir das 11h30, quatro episódios especiais para divertir o telespectador nos dias de folia. ‘Receitas de Verão do Anonymus Double’ é um quadro-piloto que satiriza o programa ‘Anonymus Gourmet’, apresentado por José Antônio Pinheiro Machado, aos sábados.

No quadro, o personagem Anonymus Double – apresentado como um primo distante do Anonymus Gourmet – é interpretado pelo editor-chefe do ‘SBT Rio Grande Segunda Edição’, Matheus Giglio. Ele invade a cozinha para mostrar os bastidores e ensinar receitas de verão. O jornalista, que está há mais de dez anos na casa, é também comediante amador.

Giglio conta que gostou da oportunidade e do desafio, proposto pelo editor regional de Jornalismo do SBT-RS, Israel de Castro, e espera que o público também aprecie. “Importante destacar que sem a generosidade e parceria do querido Anonymus Gourmet, nada poderia ser feito. Ele entrou na onda, comprou a ideia e abraçou a causa”, diz. Para Pinheiro Machado, “não há na TV brasileira nada parecido, nem nada com a graça e o estilo ao mesmo tempo leve e profundo. Espetacular!”.

Israel considera que a brincadeira é uma “merecida homenagem a uma das figuras mais importantes da televisão gaúcha”. Em relação ao desfile no Porto Seco, o SBT-RS trará na programação o serviço do evento, mas não fará cobertura.

Ulbra TV

Desde janeiro, a Ulbra TV exibe nos telejornais uma série de reportagens especiais sobre a preparação das escolas de samba para os desfiles. Até o evento, a emissora visitará os 10 barracões das agremiações que se apresentarão no grupo Ouro de Porto Alegre.

As matérias apresentam o clima pré-carnaval, o trabalho realizado por costureiras, decoradores, figurinistas e todos os profissionais responsáveis pelo que o público vai poder acompanhar no sambódromo. A intenção é mostrar os bastidores da  manifestação cultural.

No dia seguinte aos desfiles, a emissora divulgará as principais imagens do evento, bem como trará as informações do carnaval de rua na Capital.

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.